Please reload

Cascata de S. Martinho - um segredo por partilhar

January 20, 2018

Esta é a pérola albicastrense que muito poucas pessoas conhecem sem ser de fotografias.

Sim, na verdade quando me disseram: " Há uma cascata em Castelo Branco!" eu disse logo: "Claro, há tantas aqui à volta."

Ao que me respondem "Nãoooooo, fica mesmo na cidade de Castelo Branco!" e eu fiquei incrédula (isto foi há 2 anos).

Como sou curiosa e inquieta tinha de ver aquela cascata, ainda para mais na minha cidade!

Fui ao jogo geocaching (do melhor para descobrir pérolas) e lá estava uma cache que falava nessa pouco famosa cascata.

Tentei 3 vezes, sempre com pessoas diferentes mas nunca a encontrei. Desisti e pensava que me tinham aldrabado.

Passado 1 ano e meio estou a cuscar o facebook e vejo um evento que se chamava "Passeio às cascatas de S.Martinho" ahahahha adivinhem! Inscrevi-me imediatamente e fui com uma amiga minha.

Maaaaaas era Verão, e para quem não sabe o interior sofre imenso com a seca no Verão, por isso a cascata estava seca.

Valeu pelas paisagens brutais, para respirar ar puro e para fazer exercício. O trilho pode ser complicado para pessoas que tenham muuuuuito pouca preparação física porque tem umas subidas íngremes, mas nada que com calma não se faça. Levem a merenda e façam piqueniques!!!

E foi neste dia que tirei as minhas dúvidas...

Sim a cascata existe mesmo!

E sim, já sei o caminho.

Como é óbvio a minha curiosidade não morreu ali. Eu queria ver a cascata com água... queria tirar aquelas fotografias fantásticas por isso voltei, sim hoje voltei lá e levei a minha famelga, o dady, a mamy, o irmão e o mister Marley.

Fomos cedinho, pelas 9h da manhã e estacionámos na Srª de Mércoles (localização).

Mochilas às costas (levem sempre água e algo para comer, para alguns levem pacotinho de açucar) no final da subida pode fazer falta.

O trilho começa aqui (ver localização) podes ir de moto e de carro mas por favor, vai a pé! Se todos levarem os carros para os caminhos de terra vai ser muito desagradável. De mota podes deixá-la lá ao pé de uma casa de pedra, depois tens de ir a pé quer queiras, quer não.

Levei o meu TravelBuddy (drone) e durante o trilho ia-me divertindo a tirar fotos e fazer vídeos.

Basta seguir o caminho de terra até este cruzamento em que tens de virar e seguir o caminho de terra da esquerda.

Ao longo do trilho vais ter sempre vistas fantásticas e dignas de fotos... podes encontrar também ovelhas e vacas (por isso malta das motas etc, cuidado).

Segue esse caminho de terra que vai começar a descer até encontrares uma casa de pedra à tua esquerda. Assim que vejas a casa de pedra continua pelo caminho e logo que acaba a casa vira à tua direita para dentro do mato e começa a descer...

(na foto ali em cima é a tal casa de pedra)

Sim é um trilho pelo meio da natureza autêntica. Vais ver alguns troços "arranjados" ou "ajeitados" com degraus improvisados de madeira.

Vais passar pelo meio de rochas, subir pedras e contornar árvores. Viva a Natureza!!!

(Mister Marley no final do trilho só queria cama ahahahha)

Ao seguir o "trilho" vais dar a uma ponte de madeira, frágil. Se for um grupo grande devem passar uma/duas pessoas de cada vez.

Refresca-te aqui porque a seguir começa a.... Subir.

Sobe, sobe, sobe e tchanan! A cascataaaaaaaa!!!

Deve ser realmente linda como na foto.

Deve?

Sim deve. Porque esta foto foi tirada da internet (se clicarem em cima vão para a foto) mas é para vocês verem o que é a cascata e que vale mesmo a pena.

No entanto eu, mais uma vez, encontrei-a quase seca :(

(estou a escrever isto e com vontade de bater ao S.Pedro porque não manda chuva!)

Por isso, mais uma vez vou ter de lá voltar depois de um mês de chuva talvez. Para a ver com água a correr a potes.

Mas esta minha ida não foi de todo em vão. Soube bem novamente, sinto-me mais leve (depois de andar quase 7 km), respirei ar puro, descomprimi do stress eeeeee, fui gravar a trilha para ti! Sim já podes lá ir e conseguir dar com ela à primeira tentativa.

Cascata vista, Mister Marley refrescado a chapinhar na água e siga lá subir ouuutra vez.

Vai com calma porque aqui a subida é íngreme e pelo meio de rochas.

Quando chegas lá acima a vista é linda. O ar que respiras de imediato é brutal, e o cansaço que trazes fez-te bem. Tira umas fotos ou bebe águinha.

Vais ver o Monte de S.Martinho ao teu lado esquerdo como na foto.

E vais continuar a subir, mas num terreno mais soft.

Sobe tudo até encontrares postes amarelos como o da seguinte foto:

E a partir daqui é seguir este caminho até encontrares uma vedação que podes saltar, se levares um animal podes levantar a cerca que está presa com a pedra, mas torna a por tudo como estava depois de passares.

Vira à tua direita e segue o caminho de terra. Vais passar uma mini ponte onde corre uma ribeira.

Continua o caminho até veres uma casa de pedra e vira à esquerda pelo caminho de terra.

Segue o caminho todo sempre em frente e vais dar ao local onde começou o trilho.

Este trilho é lindo e vale a pena perder uma manhã nele.

Com os passinhos todos que aqui pus é impossível de te perderes mas, na dúvida e como sou tua amiga vou-te colocar aqui o link para te poderes ir orientando à medida que vais caminhando por lá.

Trilho da cascata de S.Martinho no wikiloc

Depois do trilho podes dar um salto ao monte de S.Martinho que é ali muito pertinho e o carro vai até lá!