Please reload

Monte de S.Martinho - a escapatória da cidade

February 2, 2018

 

 

Tradição, Paz e Natureza.

 

Estas 3 palavras conjugam-se quando se fala do Monte de S.Martinho.

 

Desde pequena que me lembro de ir fazer piqueniques ao Monte de S.Martinho com os meus pais, e com os escuteiros. E desde sempre que aquele local é um dos meus 3 retiros preferidos em Castelo Branco.

 

 

Se não sabes, eu (Soraia) moro em Castelo Branco, e sou apaixonada pela minha linda cidade no interior de Portugal (o interior é lindo acredita!) e quando a vida de cidade anda demasiado agitada, a minha rotina está a dar comigo em doida ou simplesmente preciso de apanhar ar puro, é esta uma das minhas fugas instantâneas!

 

Instantâneas porquê?

 

Porque o Monte de S.Martinho fica a nada mais, nada menos que 7 minutos de carro da cidade de Castelo Branco.

 

Localização: clica aqui.

 

E é um refúgio porquê?

 

É um refúgio porque tem umas vistas fantásticas, e é um local tão sossegado que nem parece que está na cidade. Não te consigo explicar o bem que sabe ouvir apenas o barulho da natureza, dos pássaros e nada mais que isso. 

É um match perfeito para fazer uma pausa na vida por instantes, believe me :)

 

 

 

Mas se estás de férias por Castelo Branco de certeza que não precisas de fazer pausas na tua vida eheheheh mas sim ver locais novos e explorar!

 

 

O que se pode ver/fazer no Monte de S.Martinho?

 

 

Caminhadas

 

 

Sabe sempre bem caminhar por aqueles caminhos de terra no meio das quintas, e conviver com os animais que por lá há (vacas, ovelhas e alguns cães). 

 

Também podes a partir do Monte de S.Martinho descer até à cascata de S.Martinho.

 

 

Ver a Capela de S.Martinho

 

Esta capela para além das suas cores amarelas e brancas saltarem logo à vista do meio da natureza, tem ainda uma cúpula na cabeceira o que torna a sua arquitetura única nesta região, provando ainda a presença islâmica no local. Alguns dizem que esta capela é um reaproveitamento de um morábito (local de oração do Islão).

 

 

 

 

O Marco Geodésico

 

Aqui é o ponto alto do Monte de S.Martinho e onde se tem as melhores vistas de Castelo Branco, sem qualquer dúvida!

 

 

 

(Se gostas de jogar geocaching aqui também há uma surpresa :P)

 

 

Interesse Histórico

 Para muitos, a importância deste local passa despercebida, mas foi aqui que Francisco Tavares Proença Júnior começou a fazer escavações arqueológicas na transição do século XIX para o século XX.

 

Após imensas escavações e pesquisas, acabou por identificar a muralha de um castro, sete altares romanos, dois menires, uma estrela-menir, moedas islâmicas do ano 770 e uma capela do século XIV. Estando atualmente muitos destes achados no Museu Francisco Tavares Proença Júnior em Castelo Branco.

 

Mas, reza a lenda que é aqui que nasceu Castelo Branco e que as origens "jazem" aqui soterradas.

 

Este monte é um dos vértices do triângulo arqueológico de Castelo Branco, sendo os outros 2 vértices compostos pela capela da Srª de Mércoles e o Castelo dos Templários da Cidade.

 

 

Acessos

 

Não vais até lá acima de carro, mas vais quaaaase até lá acima. Basta seguires o teu gps e quando começares a ver que o caminho de terra está a ficar esburacado, estacionas e segues a pé.

 

 

 

E para te incentivar ainda mais deixamos-te aqui um pequeno vídeo da nossa autoria :)

 

 

 

Vai até lá num dia de sol e vais ver que passas um dia bem passado.

 

P.S: Leva merenda e faz um piquenique :D

 

 

 E Nunca Parem Quietos!

 

 

 Galeria de fotos  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload