Please reload

Forte da Graça - um labirinto de história

April 8, 2018

 

 

O Forte da Graça, fica a cerca de 1 km da cidade de Elvas. É um dos maiores monumentos deste concelho, e aquele que atrai mais turistas (principalmente os Nuestros Hermanos) à cidade.

 

 

A sua posição estratégica, integrou a defesa da praça-forte de Elvas, e foi notória aquando da Guerra da Restauração, quando as tropas espanholas invadiram o local durante o cerco à cidade, e na fotografia abaixo conseguimos perceber bem porquê :)

 

 (Esta fotografia não é da nossa autoria, se clicares sobre ela, serás direcionado para a página de onde a retirámos.)

 

No ano de 2014, dois anos após Elvas e as suas fortificações terem sido classificadas como Património Mundial da Humanidade pela Unesco.

Foi integrado num projecto do Ministério da Defesa Nacional e do Turismo de Portugal que foi intitulado de Turismo Militar, e que continha roteiros históricos.

 

 

 

 

Foi utilizado como prisão militar, e esteve abandonado até 2014, chegando a um estado muito próximo da ruína.

 

Nesse ano  foi cedido à Câmara Municipal para ser restaurado.

Foram precisos quase 12 meses para as obras de restauro serem concluídas, de modo a ser transformado num museu militar. Reabrindo assim ao público no dia 27 de Novembro de 2015.

 

 (Estas fotografias não são da nossa autoria.)

 

Após a sua reabertura, foram organizadas várias visitas guiadas durante os primeiros meses, no entanto após esse período, estas visitas só se realizam mediante solicitação dos visitantes. (Toda a informação aqui)

 

Durante a visita, é possível realizar 4 percursos diferentes:

- Reduto Central;

- Caminho Coberto;

- Fosso e

- Baluartes.

 

 

 

Sendo que a maior parte da visita, será feita no “Caminho Coberto”, onde é possível subir até à emblemática Casa do Governador.

 

 

Este é o ponto mais alto de todo o forte, e de onde é possível ter uma maravilhosa vista 360º e ver a vizinha Espanha. Acredita que quando lá chegares e vires a vista vais ficar deslumbrado .

 

 

 

 

 

Como fizemos a visita por conta própria, claro que até chegarmos ao topo da Casa do Governador, nos perdemos pelos imensos corredores e pelas centenas de divisões umas quantas vezes :P

Caso não queiras andar por lá à descoberta como nós, podes sempre optar por fazer uma visita guiada.

 

 

 

 

Não há nada melhor do que ver as coisas com os nossos próprios olhos, por isso se ficaste curioso, vai até lá!

 

Prometemos que não te vais arrepender :)

 

 

Localização

Horários e Preços

 

 

 

Veijinho

e Nunca Parem Quietos

 

 

Galeria de fotos

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload