Este é para mim o trilho mais bonito de se fazer, seja verão, seja primavera, seja outono, seja inverno.
E vocês vão tirar as vossas próprias conclusões.


O PR1CTB é uma pequena rota, por caminhos rurais e tradicionais, trilhos e levadas. Tem 17,4 km e existe uma variante de 9km marcada com PR1.1. O nível é intermédio.


No início do Verão com a pandemia a pairar sobre o nosso quotidiano parti em busca de uma cascata no Casal da Serra / Louriçal do Campo, a nossa ideia era sair do carro e andar por lá até a descobrir. Mas tantas voltas demos que a grande cascata não a vimos (só de longe), mas descobrimos umas pequenas nascentes com captações de água graças a um popular da aldeia.

Publiquei umas fotografias no meu Instagram (aqui) e subitamente recebi centenas de mensagens a perguntar onde ficava. 

Após algumas pesquisas pela internet vi que este pequeno paraíso não estava marcado e muito poucas pessoas o conheciam.

Para evitar aglomerados, invasões de terrenos parti...

Adeus Montargil, Até Já Brinches.
 

Depois do pequeno almoço estava na hora de partir para um local muito especial que tinha conhecido o ano passado enquanto estava a trabalhar no Algarve, e que conquistou o meu coração. Não aparece no Google e ainda é praticamente desconhecido de muitos portugueses. 


A caminho de Brinches começámos a olhar pela janela e a ver o castelo de Evoramonte lá ao fundo. 
A minha história com este castelo é simples e estranha. Passei por ele imensas vezes (umas 15 ao longo dos últimos 2 anos) e sempre que passava por ele dizia para mim "um dia tenho de fazer uma paragem e ir visitar aquele castelo". Desta vez, parei e fui!

 
Com menos de 500 habitantes andar pelas ruas a pé é uma das melhores formas de conhecer verdadeiramente Evoramonte ou Évora Monte.

Situado entre Évora e Estremoz, com uma importante localização geográfica é este o castelo mais instagramável que já conheci.

"Sob a orientação dos mestres Diogo e Francisco de Arruda e o patronato D...

Localização: 39.575526, -7.827468 

Nasci na Beira, e vivi sempre por aqui (à exceção de um ano e meio que estive a viver no Algarve). Mas mesmo tendo passado a minha vida toda por aqui há locais que ainda não conheço.

Este foi mais um deles que descobri por acaso.

Num fim-de-semana a ir para a Praia do Carvoeiro passei por uma placa que dizia "Pego da Rainha" e comentei: "à vinda temos de ir lá ver o que é aquilo".


E assim foi. Passámos o dia na Praia Fluvial e à vinda fomos à descoberta do tal local. 

O acesso é feito por estrada de terra batida e qualquer viatura (à data deste post) consegue ir até aqui.

Quando lá cheguei não fazia ideia de que havia um local tão bonito e digno de um filme nesta zona. As fotos não fazem jus à beleza do local. Acreditem!

Entre banhistas, uma família sentada a fazer piquenique e o som de adolescentes que vinha pelo vale que as rochas formam, deu para ver imediatamente que aquele local já é bastante frequentado mas ainda assim vale a pena pela...

Localização: 39.630161, -7.923314

A Praia do Carvoeiro (não, não é a praia do Algarve) fica situada no nosso lindo interior de Portugal, em Mação.

Com vários galardões e distinções conquistadas este é "o paraíso de ouro da zona".

Pelo 14º ano consecutivo com a Bandeira Azul e com a distinção de Qualidade de Ouro das águas, num prémio atribuído pela Quercus este promete ser um dos Spots do Verão de 2020.

Aqui tens à tua disposição balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de praia.

Devido à pandemia a lotação é limitada. É obrigatória a desinfeção das mãos à entrada e o uso de máscaras para uso dos espaços públicos (Bar e balneários).

Com a passagem do furacão Elsa a praia sofreu danos encontrando-se a parte relvada vedada e interdita e algumas zonas em restruturação/obras.

Os acessos são ótimos e dispõe de um parque de estacionamento de terra batida.

Foto do site aldeias do xisto

Foto do site aldeias do xisto

A temperatura da água e a sua quali...

Adeus Melides, Até Já Montargil.

O dia um já contava com algumas aventuras, era de manhã e estava na hora de arrumar as coisas e seguir viagem, o destino era Montargil, a fantástica Barragem de Montargil.

Saímos da praia do pinheirinho e fomos andando, pelo caminho decidimos fazer uma paragem na praia de Melides (38.130253, -8.787631) onde acabámos por almoçar. Estacionámos a Beja no parque de estacionamento (cuidado porque há poucos locais onde é possível estacionar a autocaravana devido à sua altura).

Um café à beira mar para repor energias e estava na hora de seguir para o lindo interior do Alentejo.

Uma viagem de autocaravana não deve ser feita por autoestradas, por isso apanhámos a nacional e siga, Melides > Álcacer do Sal > Montemor-o-Novo.

 Paisagem da EN 253

Pelo caminho passámos pela aldeia de Santa Susana, talvez das aldeias mais lindas que já vi na minha vida!

Uma autêntica aldeia de casinha de bonecas, talvez por isso seja considerada a aldeia mais bonita do Alentejo. 

Dize...

Já tinha a Beja comigo e agora era tempo de me fazer à estrada. O destino da primeira noite ia ser a zona da Comporta / Melides.

Abri a app Park4night e encontrei um local que os usuários descreviam como fantástico para parquear: a praia do Pinheirinho.

Localização: 38.232753, -8.774310

Chegámos a meio da tarde e a primeira aventura com a nossa Beja aconteceu! 

na aplicação diziam que qualquer carro conseguia ir até ao ponto com as coordenadas: 38.233199, -8.772481 e que aí se pode ver um pôr-do-sol fantástico!

Seguimos as direções do GPS e de repente começo a ver montes de areia e a pensar em qual deles é que a Beja ia ficar atolada. Desvio para aqui, desvio para ali e de repente a Beja parou. Trabalhava mas não andava. Ficou com uma das rodas enterrada na areia.

Enquanto eu começava a pensar em como é que íamos empurrar aquela carrinha pesada dali, o casal que vinha atrás de nós saiu e imediatamente começou a ajudar-nos.

A Beja estava finalmente solta, mas decidimos não arriscar m...


Já andava aos anos a planear uma Roadtrip por Portugal mas nunca mais chegava a altura. Este ano, foi o ano!

Infelizmente a situação que vivemos atualmente em Portugal não nos permite sair de casa e fazer os planos que fazíamos anteriormente por isso tivemos de nos adaptar à conjuntura actual. 
Para evitar andar a saltitar entre alojamentos a melhor opção foi sem dúvida alugar uma Autocaravana, assim íamos estar confinados naquele espaço durante os 8 dias.
Entrei em contacto com a GoFree e fiquei de coração derretido com a conversa que tive com a Maria,
 a pandemia tinha afetado imenso a empresa e as caravanas estavam todas estacionadas no parque. Sem nenhuma a andar.

Assim que desliguei o telefone já tinha a minha decisão tomada involuntariamente.

Isto mexeu comigo e (mesmo que quisesse) tomar outra opção sentia um aperto em não ajudar, por isso fiz continhas aos gastos totais e avancei com a reserva.

O destino? 

Fácil. 
Querem local mais tranquilo que o Alentejo? Aqui tinha a certez...

Coordenadas do local: 40.815927, -8.228143


Sou louca por descobrir locais destes! 
Naturais, sem intervenção humana, e com águas cristalinas.

Um amigo meu decidiu desafiar-me e enviou-me fotografias deste local, fiquei logo doida para lá ir.

Numa ida até ao Norte fiz um desvio e fui à descoberta do Poço.


Coloquei no Google Maps e fui piscando os meus olhinhos com aldeias lindas de morrer e paisagens únicas durante o percurso. Estacionei o carro aqui (40.815204, -8.228131) e coloquei as patinhas na terra para ir à descoberta.


Durante a descida fui dar a uma espécie de Barragem onde me deparei com imensas ninhadas de javalis (mães e bébés) a beber água nas margens. 
Apesar de ir silenciosamente eles deram pela minha presença e fugiram antes de eu sequer ter tempo de ligar a máquina fotográfica.
 

Coordenadas da Barragem 40.816576, -8.226244

Abri novamente o Google Maps e vi que não era ali, comecei então a descer por um trilho que começa aqui: 40.816195, -8.227453

E assim que p...


A soberba cascata da Fraga de Água d'Alta enche as medidas a qualquer inquieto que ande pelas minhas bandas, a Beira Baixa!

Quando coloquei esta fotografia no meu Instagram recebi instantaneamente dezenas de mensagens a perguntar onde ficava esta cascata.

Pois bem, meus inquietos. Esta linda cascata fica localizada no Orvalho, mais precisamente aqui (clica no link ou na fotografia).

 

 Coordenadas de localização: 40.010913, -7.795072

Costumava ir para lá quando era pequena mas quando soube que tinha sido alvo de melhorias após o flagelo dos incêndios nesta zona, peguei no novo GLA da Caetano Star Mercedes e decidi ir lá revisitá-la.

Foram construídos uns passadiços que facilitam o acesso à cascata. Aqui podes fazer uma parte do percurso das quedas de água e tens à tua disposição mesas de piquenique. Já te parece uma ótima ideia para passar um dia de calor?

É por aqui que passa um dos trilhos mais bonitos do Orvalho/Oleiros, O Trilho Georota do Orvalho! O caminho até à cascata...


Quem é da zona vai pensar tal e qual como eu, Isto é no Muro?
Nop! Não é.

Tem algumas parecenças mas fica no Palvarinho.

Numa daquelas tardes de fim-de-semana em que estava aborrecida e farta de estar em casa a papar séries da Netflix, calcei as sapatilhas, e lá fui eu à descoberta.
Já tinha visto fotografias dela, já tinha pedido indicações a uma amiga. Por isso já tinha ideia de onde poderia ficar aproximadamente. Abri o Google Maps e andei a tentar encontrá-la, estudei ali algumas zonas que me pareciam ser este local e Let’s  Go de GPS na mão até a encontrar.

Após um pouco de corta mato e descer umas belas ribanceiras lá a encontrei!

E agora perguntam-me vocês "Como lá vamos?"
Ora bem, fofinha esquece aqueles saltos altos de passeios de fins-de-semana, ou então vais ter de te descalçar.
Esqueçam aquela roupa fofinha para tirar umas fotos para o Instagram ou correm o risco de ficar presa numa silva e, Ups! Rasgou.


A direção que tens de tomar é Cemitér...

Please reload

Please reload

Inquieta-te!
Please reload

Reserva comigo.

​Não pagas mais e estás a ajudar-me a manter o blog.
 

Captura de ecrã 2020-07-07, às 16.19.57.

Ganha 16€ de desconto ao reservares comigo:

 

Captura de ecrã 2020-07-07, às 16.27.35.

Clica na imagem e usa os teus 5% de desconto:

 

Captura de ecrã 2020-06-23, às 17.32.02.

Clica na imagem e usa os teus 10% de desconto em todos os produtos: