Cascata de S. Martinho - um segredo por partilhar


(ACTUALIZAÇÃO DE POST - MAIO 2020) Esta é a pérola albicastrense que muito poucas pessoas conheciam sem ser em fotografias.


Sim, na verdade quando me disseram: " Há uma cascata em Castelo Branco!" eu disse logo: "Claro, há tantas aqui à volta."

Ao que me respondem "Nãoooooo, fica mesmo na cidade de Castelo Branco!" e eu fiquei incrédula (isto foi há 4 anos). Na realidade, agora é dos locais que muita gente escolhe para ir visitar e passear para apanhar um pouco de sol e ar "fresco". No post inicial que aqui coloquei (de 2018) indiquei o caminho que gravei no WikiLoc, mas que neste momento está completamente desatualizado porque foram abertos novos caminhos de terra. Por isso, se antes tínhamos de ser uns autênticos "Wilders" e entrar pelo mato dentro para a tentar descobrir, agora temos o acesso muito facilitado e as viaturas vão Quaaaaase até à cascata (mas ainda falta o quase).


Para começar, tens de te dirigir à Senhora de Mércoles em Castelo Branco e entrar por este caminho à direita:

coordenadas: 39.817771, -7.451046

Depois de entrar neste caminho da direita é seguir o caminho de terra sempre em frente.


Seguir sempre o caminho principal até encontrarem uma casa pequenina de arrumos feita em cimento que fica nas coordenadas: 39.808905, -7.449754 (se estiverem no caminho de terra a casa vai ficar do vosso lado direito) como mostro neste print screen:

Chegando aqui, vais ter de seguir pelo caminho da tua esquerda. Tal como indico no print screen:

Assim que o caminho de Terra acabar vais virar à tua direita e seguir pelo meio do mato, ao longo do rio acima. Há uma parte que tens de passar o riacho em cima de pedras. Depois sobes um pouco seguindo o trilho que está marcado pelo passar das pessoas, E tcharan! Chegaste ao destino.

E agora? Está aí muita gente? Tenho um segredo para ti. Há outra cascata mais acima (que ainda permanece pouco conhecida). Esta segunda cascata não é de fácil acesso a quem tem pouca mobilidade ou dificuldades! Para a encontrar coloca-te de frente para a cascata de S.Martinho, já a tens bem à tua frente? Do teu lado direito vais subir a cascata até ao cimo.


Quando estiveres na parte de cima desta cascata vais seguir a margem do riacho sempre pelo lado direito, mais ou menos assim:

Assim que começas a ouvir água a bater em rochas é sinal de que estás perto desta segunda cascata:

É mais pequena que a primeira, mas tem uma evolvência mais bonita (pelo menos até à data deste post).

Já tens aqui a papinha toda feita para encontrar não uma, mas duas cascatas. Estás contente? Ainda bem! Agora é a vez de me ajudares tu a mim. 1º Não sujes!

2º Não deites lixo para o chão.

3º leva um saco se puderes e apanha o que encontrares. 4º Não te agarres às Árvores para não as partires. A natureza já lá estava antes de tu chegares.

5º partilha este post nas tuas redes sociais


Obrigada ao Marco pelas fotografias :)


Nunca Paras Quieta

Já viste a surpresa que eu e a Deeply temos para ti? Clica aqui!

Arquivo

EMBAIXADORA:

Captura de ecrã 2020-05-26, às 18.28.33.
Captura de ecrã 2020-04-27, às 16.37.25.
Captura de ecrã 2020-05-26, às 18.20.18.

Blog mais votado pelo público

Blog Membro e Fundador

Copyright © 2020 Nunca Paras Quieta. All Rights Reserved