De Autocaravana pelo Alentejo - Roadtrip GoFree


Já andava aos anos a planear uma Roadtrip por Portugal mas nunca mais chegava a altura. Este ano, foi o ano! Infelizmente a situação que vivemos atualmente em Portugal não nos permite sair de casa e fazer os planos que fazíamos anteriormente por isso tivemos de nos adaptar à conjuntura actual. Para evitar andar a saltitar entre alojamentos a melhor opção foi sem dúvida alugar uma Autocaravana, assim íamos estar confinados naquele espaço durante os 8 dias. Entrei em contacto com a GoFree e fiquei de coração derretido com a conversa que tive com a Maria, a pandemia tinha afetado imenso a empresa e as caravanas estavam todas estacionadas no parque. Sem nenhuma a andar.


Assim que desliguei o telefone já tinha a minha decisão tomada involuntariamente.

Isto mexeu comigo e (mesmo que quisesse) tomar outra opção sentia um aperto em não ajudar, por isso fiz continhas aos gastos totais e avancei com a reserva.


O destino?


Fácil. Querem local mais tranquilo que o Alentejo? Aqui tinha a certeza que podia andar descansada e conseguia evitar multidões e ajuntamentos involuntários.


Caravana check

Destino check


E agora?


Era a primeira vez que me ia meter numa autocaravana. Não fazia a mínima ideia de como eram as leis, o que se pode ou não fazer. A conduta entre caravanistas, como funciona afinal a autocaravana? Os duches, a Casa-de-banho, dá para cozinhar?

E de repente a minha cabeça era um tufão de questões.

Agarrei no computador e comecei a pesquisar.

E como sou um querida para ti facilito-te já algum trabalho:

1 - É Seguro?

Sim. Seja para um casal, grupo de amigos ou para uma família com crianças.

É importante perceber que vais andar em locais que provavelmente nunca visitaste por isso vais rumo ao desconhecido.

Basta teres em atenção onde vais pernoitar, se a zona não é mal frequentada, se tem luz pública, e principalmente se há referências de outros caravanistas online ou em apps. Eu pernoitei sempre em zonas onde havia mais caravanistas.


--

2 - Conduz-se bem?

Sim. A nossa era super fácil de conduzir e de realizar manobras.

A carta de condução de Ligeiros serve perfeitamente para a condução destas autocaravanas.

--

3 - Fica muito Caro?


Não. Se fores fazer bem as contas estás a alugar algo que te vai transportar e te vai aconchegar de noite quando quiseres dormir com a vantagem de dormires onde queres! De qualquer das formas podes fazer uma simulação no site da GoFree. Para mim , vale todo o cêntimo que gastei!

As paisagens que vi, as estradas que percorri, os locais onde parei, as pessoas que conheci por causa de andar numa autocaravana... Todas estas experiências foram dignas de serem divulgadas e por isso vou mostrar-te e contar-te tudo! :)

--

4 - Tem Wc? E os duches?


A minha Beja tinha WC e tinha Duche interior e de ÁGUA QUENTINHA. Por isso a sensação de tomar duche no exterior no meio da ventania que se faz sentir na Costa Alentejana estava fora de questão.

Para ligar a água quente bastava clicar num botão que estava situado por baixo da cama e a água saia logo a ferver (seja para duches ou para o lavatório).

A Wc é composta por uma sanita, lavatório, sistema de autoclismo (com indicador de nível de águas sujas) base de duche (é o chão todo da WC), torneira do lavatório que é extensível e se adapta para chuveiro, caixa de primeiros socorros e cortina de duche.

A nível de arrumação tens 4 mini armários que facilita a arrumação de tudo o que está relacionado com a WC (gel de banho, shampoo, e essas macacadas todas).


--

5 - Conseguias cozinhar na Autocaravana? Tem frigorífico? E a arrumação?


Cozinhei todos os dias dentro da minha Beja! Só naqueles dias em que estávamos perto de parques de merendas com barbeques, ou local apropriado para colocar o nosso grelhador, é que o fogão da Beja ficava sem utilização.


Tens ainda um mini frigorifico com uma prateleira de congelação para poderes fazer como eu (levar tudo de casa e evitar andar a perder tempo em supermercados / minimercados).

P.S. Refresca beeeeeeem!

Pelo menos as minis estavam sempre geladinhas, ahahahah!



A nível de arrumação interior, tens armários e gavetas suficientes onde podes arrumar roupas, loiças, enlatados, utensílios de cozinha, computadores, carregadores, e tudo o que levares (desde que não leves a tua casa atrás).

--

6 - E a manutenção da caravana é fácil de fazer?


Oui Cherry!

Na minha opinião acho que os municípios falham em não ter bases para assistência às caravanas (como existe na Europa). Mas é o que temos em Portugal... ou seja, quase nada. A não ser que vás aos parques de campismo pagar balúrdios! (2 pessoas, 1 autocaravana, eletricidade e água é capaz de rondar os 20€ num parque de campismo aproximadamente).


Mas independentemente destes entraves é super fácil de fazer a manutenção das autocaravanas.

Basta perder a vergonha e falar com as gentes locais!


No meu caso, abastecia a água da caravana em locais como wc públicas, estações de asstistência ao btt e em fontanários das vilas (com autorizações cedidas pelos municípios). É um processo muito fácil, basta encaixar a mangueira numa torneira e no depósito de água da caravana.


Para carregar a caravana, é necessário ligar a caravana através do cabo de eletricidade fornecido pela GoFree a uma tomada elétrica. No meu caso não necessitei porque ela carregava em andamento e eu também carregava tudo em andamento (telemóveis, drone, powerbanks e máquinas fotográficas).


Para esvaziar as águas ou resíduos sujos é importante que se faça em locais apropriados. E perguntas tu, quais são os locais apropriados?

Fácil. A caixa da WC deve ser desencaixada da autocaravana (processo super simples e limpo) e despejada em Wc's (eu utilizei sempre as WC's públicas). Depois é só colocar a pastilha de desinfeção e tornar a colocar a caixa no compartimento que fica no exterior da autocaravana.

Para esvaziar as águas dos banhos e do lava-loiças basta puxar a patilha que está por baixo da autocaravana e instantaneamente começa a esvaziar. Eu despejava estas águas nas grelhas de escoamento de águas das ruas nas áreas de serviço e bombas de combustível. Para estas águas que contêm restos de shampoos e detergente de loiça não vão para o solo, e sim para os esgotos.



--

7 - Como sei os níveis de água? Quando despejar? E os níveis das baterias da autocaravana?


Na Beja, havia um painel que ditava tudo. Bastava clicar e via quais eram os níveis das águas limpas, das águas sujas, das baterias interiores e da autocaravana. Na Wc está uma caixa ao lado da sanita que indica o nível de águas sujas do WC. Por isso não há nada que enganar. Basta todos os dias antes de arrancar ver os níveis de cada coisa.


--

8 - Os consumos de combustível são altos?


Não, chegámos a fazer um consumo de 9 litros aos 100. Antes de iniciar um grande trajecto procura esvaziar as águas sujas para a autocaravana ter menos peso.


--

9 - E as refeições faziam dentro ou fora da autocaravana?


Não há nenhuma lei que te proíba de comer no exterior. Há sim leis que te proíbem montar "estendais" no exterior.

Basta teres cuidado onde vais colocar a mesa de campismo (se levares uma).

Em alternativa podes fazer as refeições no interior da caravana uma vez que tens espaço suficiente.



No meu caso, montei algumas vezes a mesa de campismo no exterior.

Antes de montar via se estava a colocar em cima de vegetação (uma vez que andei quase sempre em parque natural por vezes nem se dá conta do que se pisa). Montava apenas a mesa e as cadeiras, punha a mesa quando era para comer, e depois recolhia tudo no final das refeições.

Mas digo-vos já que fiz jantares e almoços de categoria no exterior! Ora vejam lá:


Montargil

Brinches

Costa vicentina


10 - A autocaravana tem Ar Condicionado?


Sim mas não vais necessitar dele. Todas as janelas se abrem e têm redes mosquiteiras por isso podes fazer circular o ar dentro da autocaravana sem que fique cheia de melgas, moscas e mosquitos.


--

11 - A polémica dos Caravanistas em Portugal. Houve problemas?


Nenhum. Ninguém me disse que não podia estar ali, que não podia fazer isto ou aquilo.

Cheguei a estar aparcada em frente às praias (em parques de estacionamento de terra) e passar a GNR e ICNF, sorrirem e seguirem o seu caminho.


Há regras básicas que tens de cumprir:

- Não estacionar em cima da fauna e das dunas.

- Não estacionar em caminhos onde possas bloquear as passagens.

- Não fazer lixo e de preferência apanhar o lixo que encontras (coisa que fiz imensas vezes).

- Não fazer um arraial / festa / ajuntamento de muitas pessoas.

- Não fazer barulho.

- Não ter o "estendal" montado no exterior, do género: toalhas a secar penduradas em qualquer lado, mesa e cadeiras espalhadas, música alta, pranchas e fatos de surf / bodyboard a secar em qualquer lado, guarda-sóis ou toldos esticados, etc...

- Deves colocar o saco do lixo dentro da autocaravana e não no exterior.

- Não deves pernoitar num local mais que uma noite.

- Não deves chegar, estacionar a autocaravana, ir para a praia e dormir no mesmo local onde estacionaste quando chegaste. Deves mudar de local para pernoitar.

- Não deves ocupar lugares de estacionamento em vão (por exemplo estacionar a autocaravana na diagonal).

- Não deves estacionar em parques de estacionamento onde diz "proibido autocaravanas".

- Não podes despejar as águas sujas ao ar livre como bem te apetece.

- Não podes fazer fogo / grelhados onde te apetece (vai apetecer mas temos pena. É a lei!).

- Não podes utilizar a natureza como se fosse a tua Wc. Ou usas a da tua autocaravana ou vais para outro lado e procuras outras alternativas, como um parque de campismo.

É verdade que a polémica está instalada, mas para vos ser sincera acho que é mais o alarmismo da comunicação social do que propriamente o que se passa no terreno.

No entanto, e como tudo na vida, há quem respeite e quem abuse.

Aos que abusam acho muito bem que sejam multados! Aos que são cívicos e estão a pensar fazer uma roadtrip de autocaravana, não tenham medo. Não se passa metade do que pintam na televisão.

Cumpre as regras e vais ter uma viagem feliz e cheia de histórias boas para contar!

--

12 - Mas onde posso consultar as leis?


O melhor é contactar a Associação de Caravanistas em Portugal ou ler as legislações que estão no site deles aqui.


--

13 - Quais são as app's que te ajudam enquanto Caravanista?


Eu utilizei estas duas:

- Park4night

- iOverlander



O meu roteiro:


Vou começar a escrever os artigos de cada dia onde vos vou contar tudo! Desde as aventuras e peripécias, às pessoas que conheci, as estradas que fiz, as paisagens brutais que vi, os locais que visitei, as praias fluviais e da costa vicentina que me encheram a alma e puseram a minha pele mais morena, aos locais onde abasteci e fiz a manutenção da Beja.


Para já, deixo-te um resumo para ires pensando já na tua aventura de Autocaravana!


Dia 1 - Levantar a Autocaravana em Palmela - Melides;

Dia 2 - Melides - Alcácer do Sal - Santa Susana - Montemor-o-Novo - Barragem de Montargil;

Dia 3 - Evoramonte - Brinches;

Dia 4 - Albufeira da Barragem do Monte da Rocha - Odemira - Cabo Sardão;

Dia 5 - Praia da Amália - Brejão - Praia da Arrifana - Aljezur - Praia da Amoreira;

Dia 6 - Praia da Barradinha (Esteveira) - Odeceixe - Praia de Odeceixe e Ribeira de Odeceixe;

Dia 7 - Zambujeira do Mar - Praia do Tonel - Praia de Almograve e Almograve - Vila Nova de Mil fontes - Degustação e visita à Destilaria do Gin BlackPig - Lagoa de Santo André;

Dia 8 - Porto Covo - Melides - Passeio a Cavalo na Praia de Melides;

Dia 9 - Entregar a caravana em Palmela.



Queres um conselho?

Vai! Não tenhas receios, não tenhas medos!


Vai, fala com pessoas, pergunta, explora, engana-te no caminho, vira para a direita em vez de virares à esquerda e descobre algo que ninguém conhece, deslumbra-te com as paisagens das estradas portuguesas, adormece a ver as estrelas, acorda com o nascer do sol e os pássaros a cantar, bebe um belo Gin a ver um pôr-do-sol de arrepiar, faz o que quiseres, mas vai! Vai sentir-te LIVRE!


#GOLIVE #GOFREE #GOFREECARAVANS

Liga à Maria, manda-lhe um e-mail, aluga a caravana e vai!

Perde-te!

Afinal, temos #10milhõesderazões para ficar em Portugal!

--

Contactos:

GoFree

Site

E-mail: reservas@gofreecaravans.com

Nº Telefone: +351 265 098 915 +351 91 2010407

Experiências:

BlackPig

Site

Preços / Agendar visita igual à minha

Passeios a Cavalo na Praia

Site

Preços / Agendar passeio

Welcome Portugal

Site

Segue-me nas redes sociais e junta-te à minha comunidade:

Já viste a surpresa que eu e a Deeply temos para ti? Clica aqui!

Arquivo

EMBAIXADORA:

Captura de ecrã 2020-04-27, às 16.37.25.
Captura de ecrã 2020-05-26, às 18.20.18.

Blog mais votado pelo público

Blog Membro e Fundador

Copyright © 2020 Nunca Paras Quieta. All Rights Reserved