O que fazer em São Miguel? Revelo-te 99 locais!

À semelhança do meu artigo "12 trilhos para fazeres em São Miguel" vou dar-te a conhecer os locais que eu mais gostei e que te aconselho a visitar nesta linda ilha.

Para fazeres o teu roteiro deves ter em conta o número de dias que vais ficar na ilha, as distâncias e o tempo perdido a percorrer entre locais, a visitá-los e ausufruir deles. É importante que não faças um roteiro do estilo "picar o ponto" já que estás lá, aproveita bem os locais! Não tens de fazer tudo a correr. Afinal a ilha vai permanecer ali, e os voos são sempre em conta. Faz como eu e volta mais vezes, só assim consegues conhecer a ilha como eu conheço, e teres tantos locais no teu "currículo" de viajante.

Outro ponto a ter em conta é o teu orçamento. Há locais gratuitos (a maior parte deles), outros que são pagos. Por isso faz um estudo através dos sites dessas entidades e faz uma previsão do que vais gastar. Não te esqueças de somar a isto o valor de combustível gasto entre as deslocações.


Sempre que faço os meus roteiros divido a ilha em zonas. Para evitar andar a fazer "piscinas" de carro pela ilha.

Ou seja:

A zona das sete cidades é a zona 1;

Ponta delgada, Caloura e Vila Franca do Campo é a zona 2;

Furnas, Ribeira Quente e Povoação é a zona 3;

Nordeste é a zona 4

Achada, Lomba da maia e Ribeira Grande é a zona 5;

Calhetas, Capelas e Lagoa do Fogo são a zona 6.


Agora só tens de tirar a aplicação Maps.me e começar a colocar os pontos que queres visitar. Na app podes escolher cores diferenciadas para que possas realizar o roteiro por dias. Como este que foi o meu último roteiro na ilha:

A vermelho era o dia 1, a azul claro o dia 2, etc.



Após fazeres o roteiro e apontares os locais no teu mapa offline (que é ótimo para não gastares dados móveis). Vais ter em atenção outra coisa, apesar de teres delineado que o dia 1 seria o que está a vermelho, o dia 2 o que está a roxo etc. Quando estiveres na ilha podes ter de alterar a ordem dos dias do teu roteiro consoante a meteorologia.

O melhor é todos os dias antes de saíres de casa visitares o site www.spotazores.com/ilha/são-miguel/ e veres através das webcams como está o tempo para onde é suposto ires fazer o dia. Se estiver nevoeiro, troca para outra zona da ilha em que esteja bom tempo. Deixas o que ias fazer hoje para amanhã ou depois de amanhã.

Vais básicamente jogar puzzle com a meteorologia da ilha, se nas Furnas está nevoeiro, vais para as sete cidades, etc, etc.

Se tens dúvidas entra em contacto comigo pelo Instagram. :)


E agora vamos lá ver as beldades naturais que te esperam na ilha!!

Preparados?



1 - Ponte Romana

Localização: 37.8144, -25.400218


Esta ponte com um arco romano pode ser visitada enquanto fazes o TM05 Trilho do caminho de água da GORREANA ou simplesmente na tua visita à fábrica de chá Gorreana (só tens de fazer um pequeno desvio).



2 - Fábrica de Chá Gorreana

Localização: 37.818295, -25.402113


Quem nunca ouviu falar da famosa fábrica de chá dos Açores? Tchanan! Aqui está ela! Esta fábrica funciona desde 1983 sem parar, já passou por 5 gerações e produz o chá mais antigo da Europa.

Dentro do edifíco podes visitar as máquinas utilizadas, o processamento de chá, a escolha, a embalagem, os seus trabalhadores e ainda provar os famosos chás! Tens um quente, e um frio.

Preço: Gratuito

Duração: 1h porque podes fazer trilhos pelo meio das plantações

Horário: Vê aqui



3 - Cascata Salto da Cidreira

Localização: 37.812879, -25.397047


Esta cascata (das 2 vezes que lá fui estava seca) se vais numa época de seca visitar a ilha e não quiseres perder tempo a opção é tua, mas vale pelo trilho e pela beleza da envolvência. E fica a poucos minutos da ponte romana...



4 - Aqueduto e muro das 9 janelas


Localização: 37.833833, -25.751855


O traçado do Muro das Nove Janelas apresenta-se sobre a forma de 21 arcos de volta perfeita e contrafortes nos dois lados, um modo eficaz de garantir maior sustentabilidade à estrutura e, na parte superior, uma calha ou conduta de pedra, por onde a água circula, com uma extensão aproximada de 250 m.



5 - Plantação de Ananás Arruda

Localização: 37.762821, -25.640847


É aqui que conheces melhor o Ananás de São Miguel. Com mais de 100 anos de História, a Plantação de Ananases Augusto Arruda é um verdadeiro museu vivo desta cultura única no mundo.

Preço: Gratuito

Horário: Vê aqui



6 - Caldeira Velha

Localização: 37.762821, -25.640847


Bem, quem não viu fotos deste local na internet e se questionou "mas aquela água é quente como? quente a escaldar?" Sim é!


Imagina só estar a chover ou frio cá fora e tu estares num jacuzzi natural, é básicamente isso! Eu só não apanhei a chuva nem o frio mas consigo imaginar a sensação brutal que deve ser.


Uma vez que são águas vulcânicas e férreas, os biquinis, fatos de banho, calções, etc estragam-se! Leva roupa de banho que possas mandar fora depois destas férias.

E meninas loirinhas como eu, cuidado com os vossos cabelinhooooooos!

Eu, como sempre, andava feliz nas águas férreas sem me preocupar se molhava ou não o cabelo porque nunca tinha lido nada em relação a isso. Mas a verdade é que no final da semana eu estava ruiva e não loira e para veres que não estou a mentir vou-te mostrar.


Preço e horários: Vê aqui




7 - Lagoa das Furnas

Localização: 37.762821, -25.640847



Ninguém vai a S.Miguel sem comer cozido das furnas e ver onde se faz o cozido das furnas. É paragem obrigatória!

E se eles te deixarem "ajudar" então atinges o auge da experiência! ;)


Nós vimo-lo a ser retirado ás 11:30h. Mas caso não chegues a tempo pergunta a que horas é a próxima retirada para decidires se esperas ou se voltas mais tarde para ver.

Há lá parque de estacionamento para poderes estacionar, por isso podes entrar com o carro.


Aqui podes apreciar a lagoa, fazer o percurso das caldeiras a borbulhar, comer milho, beber uns drinks, comprar recuerdos, brincar com os patinhos e julgo que dá para andar de cayaque também.


Este local é mágico, mas o cheiro pode provocar uma ligeira dor de cabeça. Cheira imenso a enxofre.


A Lagoa é rodeada de intensas manifestações vulcânicas, mas não há motivos para preocupações. Apesar de existirem 5 vulcões considerados ativos na Ilha, todos estão adormecidos, sendo que a última erupção do Vulcão das Furnas foi em 1630.



8 - Parque da Grená

Localização: 37.768234, -25.332099


A entrada é feita mesmo ao lado das fumarolas na lagoa das furnas. E é gratuito.

Assim que começas a subir parece que entras num cenário de filme e vai ser assim até ao final do passeio. Imaginas um parque totalmente imerso na natureza?

O parque composto por 18 hectares, tem um curso de água atravessado por uma ponte, uma cascata, um jardim e claro, o palacete. Ou seja, é um verdadeiro cenário de sonho.


Horário: vê aqui.



9 - Ermida Nossa Srª das Vitórias

Localização: 37.750293, -25.330841


Ou também conhecida como a "Ermida Cor-de-rosa". É um impressionante exemplar do estilo neo-gótico e é única em todo o arquipélago.

Mandada construir no final do séc. XIX por José do Canto (1820-1898), um açoriano ilustre com gosto especial pela literatura e pela botânica, que aí se encontra sepultado.



10 - Mata José Jardim do Canto e Salto do Rosal

Localização: 37.750352, -25.332472


Um enorme jardim com uma surpreendente cascata no final (como podes ver na fotografia o quão alta ela é!)

Na entrada vão dar-te um mapa com os vários caminhos que podes percorrer e locais que deves visitar.


Pontos obrigatórios:

- Ermida

- Sequóia

- Cascata Salto do Rosal


O passeio pelos caminhos labirínticos no meio da natureza é giro, se puderes faz um ou uma parte de um.


A sequóia gigante fica situada a meio do caminho para a o Salto do Rosal e merece a típica fotografia a abraçá-la para se ter uma noção do tamanho dela.


Se gostas de fotografar vai ser difícil de apanhar a cascata Salto do Rosal toda na tua fotografia. Tens 2 hipóteses, ou te afastas, ou te metes quase debaixo dela e fazes uma panorâmica de cima para baixo.

E mesmo assim não vais conseguir transmitir o verdadeiro tamanho dela.


Horários e valores aqui.




11 - Buraco de S.Pedro nas Calhetas

Localização: 37.832073, -25.628779


O Buraco de São Pedro é uma cavidade com um diâmetro de 30 metros e altura de 40 metros ainda muito pouco conhecida.

Vocês estão a ver uma imagem captada por um drone por isso imaginem o meu tamanho lá em baixo e o do buraco de São Pedro. É colossal!




12 - Ilhéu de Vila Franca do Campo

Localização para apanhar os barcos: Marina de Vila Franca do Campo


É um pequeno paraíso de origem vulcânica e moldado com a atividade marítima. A sua cratera com quase 20 metros forma um círculo praticamente perfeito, talvez por isso alguns lhe chamem a Jóia da Rainha e é considerado uma reserva natural e zona de nidificação do Cagarro.​

Aqui podes desfrutar do sol, dar uns mergulhos e fazer snorkelling (leva equipamento porque lá não há).​ A praia é vigiada mas não existe bar por isso leva águas e snacks.


Começa o teu roteiro pelo ilhéu de Vila Franca por uma simples razão: só vão ao ilhéu determinados barcos autorizados e nem todos os dias lá podem ir. ​Se estiver mau tempo, ou o mar estiver picado os barcos não saem da marina e não há visitas! Desta forma é dada a hipótese de ir noutro dia, por isso não deixes esta visita para os últimos dias, ou corres o risco de não conseguir lá ir.

Compra o bilhete online para não ficares em terra, pois o nº de visitas diárias é limitado.



Horários e valores: ver aqui.




13 - Cascata da Ribeira Quente

Localização: 37.745294, -25.308944

Esta cascata (ainda pouco visitada) é de origem termal uma vez que as suas águas têm características especificas a nível da sua composição química e é potável. Situada numa pequena garganta que as suas água ao longo dos séculos foram escavando, é possível observá-la quando passamos pelo túnel em direção à Ribeira Quente ou se parares o carro antes do túnel e fizeres o pequeno trilho a pé.



14 - Miradouro de Castelo Branco

Localização: 37.754208, -25.355427

Eu nasci em Castelo Branco (continente) e na minha cidade existe realmente um Castelo, mas não é branco. Foi preciso ir até São Miguel para encontrar o verdadeiro Castelo Branco.

Erguido em época indeterminada por particulares este miradouro está numa posição dominante no topo de uma elevação e teria a função de controle dos terrenos adjacentes por parte dos seus antigos senhores.




15 - Jardim da Lagoa Azul - Cerrado das Freiras

Localização: 37.868654, -25.771331

Este pequeno parque de merendas dá-te a possibilidade de fazeres um piquenique mesmo na margem da Lagoa Azul das Sete Cidades.




16 - Lagoa das Sete Cidades

Localização: 37.855178, -25.786089

A rainha da ilha! A sua beleza é realmente merecedora dos vários títulos que já ganhou. As suas 2 cores (verde e azul) fazem dela um fenómeno natural fantástico.


Está separada por uma estrada que nos dá a sensação que são 2 lagoas, mas na verdade a água é a mesma e a única razão para que tenha as 2 cores são as suas diferentes algas.


A sua profundidade máxima até hoje é de 400 m. E em seu redor podem observar escarpas enormes e acentuadas que foram provocadas por um dos maiores colapsos de crateras vulcânicas da ilha (as famosas cumeeiras que são top para fazer de moto4).


As suas características inspiram várias lendas, sendo a mais conhecida a lenda da Atlântida.




17 - Ruínas do Hotel Monte Palace

Localização: 37.838980, -25.794155

O hotel abandonado mais visitado de Portugal!

​Podes entrar, mas vai com cuidado. Estás num gigante hotel em ruínas.


Se não gostas de ver ruínas entra na mesma porque a paisagem é linda! Vai subindo e em cada piso entra nos quartos para ires apreciando a paisagem. Sobe até ao telhado e deixa-te surpreender pelo cenário magnífico e panorâmico.

Vê a história neste vídeo.



18 - Miradouro Vista do Rei

Localização: 37.838980, -25.794155

A origem do seu nome está relacionada com a visita do Rei D. Carlos I e da Rainha D Amélia a 6 de julho de 1901.



19 - Fontanário da Ribeira Seca

Localização: 37.816088, -25.535412


O fontanário é uma memória única da erupção vulcânica ocorrida em 1563 e que soterrou o lugar da Ribeira Seca. É uma ruína de um fontanário construído em pedra aparelhada, parcialmente soterrada pela erupção vulcânica. Está visível a parede onde se localiza a bica e grande parte da bacia de recolha de água.


Na parte interna do muro encontra-se um suporte com uma lápide onde se pode ler: “Este fontanário público foi soterrado em 1563 pela lava emanada de uma erupção vulcânica dessa época e que originou o Pico do Sapateiro. Este monumento deverá ter sido construído entre 1515 e 1563. O Pico do Sapateiro, hoje conhecido por Pico Queimado, foi formado a partir de uma série de vulcões que se verificaram no sul desta freguesia de Ribeira Seca. Na parte superior daquele pico pode observar-se ainda quatro pequenas crateras, uma das quais foi formada durante a erupção vulcânica de 1563. Este fontanário tem um grande significado científico e histórico, visto que está ligado às erupções vulcânicas que ocorreram na ilha de São Miguel a seguir aos primeiros tempos do seu povoamento."



20 - Jardim José do Canto

Localização: 37.746953, -25.669908


O Jardim Botânico José do Canto tem uma história fantástica que podes ler aqui, mas a atração principal são as árvores mais raras, seculares ou de dimensões e portes, copas e troncos, fora do comum.


A mais emblemática é um exemplar de Ficus Elástica, cujas raízes emergem do solo e estendem-se ao longo de uma boa parte do terreno.



21 - Ponta Delgada

Tanto para ver e fotografar entre o preto e branco característico desta cidade!


22 - Marina de Ponta Delgada

Localização: 37.739569, -25.665505

Ao longo da Marina é possível observar inúmeras pinturas que servem de marcos feitos por todos os marinheiros, velejantes e visitantes da ilha que vieram por Mar.



23 - Portas da cidade

Localização: 37.739068, -25.668187

O ex-libris da cidade. Estas portas são um símbolo da primitiva defesa terrestre da cidade, na costa sudoeste da ilha. Foram erguidas em 1783, primitivamente abertas nos muros do setor este.


24 - Portas do mar

Localização: 37.738567, -25.662626

Trata-se de um vultoso empreendimento, inaugurado em 2008, que modernizou e dinamizou a orla marítima da cidade, associando um terminal marítimo de Cruzeiros e uma marina, com equipamentos públicos, tais como uma piscina, parque de estacionamento subterrâneo e anfiteatro, um espaço comercial com restaurantes e lojas.

25 - Provar um queijo da ilha numa das Queijarias tradicionais

Percorre as ruas de Ponta Delgada e entra numa loja de Queijos tradicional da ilha. Deslumbra-te com o tamanho dos queijos e faz uma viagem gastronómica com aqueles sabores!


26 - Mercado da Graça

Localização: 37.741930, -25.664256

Entra na verdadeira essência da ilha. Compra os teus recuerdos aqui, compra a pimenta da terra para trazeres aqui. Prova produtos da terra aqui. Os verdadeiros Açoreanos estão lá para te receber cheios de alegria e energia!


27 - Arte Urbana nos edifícios

A cidade está cheia de obras de arte pintadas nas fachadas dos edifícios. Para mim a mais crítica e mais irónica é a Baleia situada na rua do Arco da Velha.



28 - Confeitaria "A Colmeia"

Localização: 37.740039, -25.664810

Não podes acabar a tua viagem sem ir provar os famosos pastéis de ananás e pastéis de maracujá da pastelaria Colmeia. Na foto o recheio já estava na minha barriga, é, sou demasiado gulosa!



29 - Provar as sangrias do restaurante "No Carvão"

Localização: 37.752140, -25.654867

Há aqui sangrias de todos os sabores. Acredita em mim! Aproveita e pede a grelhada mista... Mas atenção, tens de ir com muita fome! Depois não digas que não te avisei.



30 - Piscina natural do Pesqueiro

Localização: 37.739740, -25.661240

Inseridas no completo das Portas do Mar estas piscinas naturais permitem aos habitantes de Ponta Delgada mandar um mergulho depois do trabalho sem terem de pegar no carro, e fazem as delícias das crianças. Se andas a passear pela cidade aproveita e dá lá um mergulho para refrescar.



31 - Bar Cantinho dos Anjos

Localização: 37.741303, -25.668795

Este bar é um museu dos marinheiros que passam por esta ilha. Tem ofertas de inúmeras embarcações e dedicatórias, aproveita e prova o Gin Açoreano aqui.



32 - Santuário Nossa Senhora da Paz


Localização: 37.727973, -25.431350


Este santuário tem uma beleza natural e está situado numa encosta, o que proporciona uma vista panorâmica espetacular!

Tem algumas escadas (que não é bom para quem tem algumas dificuldades) mas não te preocupes porque a vista de quem não sobe lá acima também é magnífica. Vê aqui a lenda deste local.

33 - Escultura em homenagem às Cavalhadas de São Pedro

Localização: 37.816172, -25.537544


"As Cavalhadas de São Pedro constituem um dos pontos altos das Festas da Ribeira Grande, e o cortejo reúne cavaleiros, lanceiros, corneteiros e o rei que, trajados a rigor, fazem um percurso que começa junto ao Solar da Mafoma e, ao som de cornetas, dirigem-se para o centro da cidade, até à igreja de S. Pedro.Conhece um pouco sobre esta tradição, entre a lenda e a História." vê aqui a história toda.



34 - Lagoa do Congro

Localização: 37.755462, -25.408256


Verde, verde, verde e mais, VERDE!

Este local é tão puro, natural e selvagem que as fotos não vão conseguir descrever o que senti.

​A água mistura-se com as árvores selvagens e a vida aquática sente-se pouco ameaçada, na verdade poucos devem ser os corajosos que nadam em águas que não se vê o fundo



35 - Praia Baixa D'Areia

Localização: 37.717224, -25.518353

36 - Lagoa do Fogo

Localização: 37.762655, -25.491890

Das minhas preferidas! Ela é linda vista de cima, de baixo, do meio... Só de pensar que ali já foi um vulcão e que tomou aquela forma porque colapsou há cerca de 5 mil anos, arrepio-me.

Já imaginaste o que deve ter sido esse fenómeno e como tudo muda de repente?

Já tiraste as tuas conclusões sobre esta vista magnífica? Então espera até desceres lá abaixo!

Sim, o melhor da Lagoa do Fogo, e a parte mais linda é fazer o trilho até lá abaixo sempre pelo meio da natureza. Passeia pelas margens da lagoa, molha os pés, descalça-te e sente a areia fofinha e negra.

​Olha em teu redor, depois fecha os olhos e respira fundo. A natureza vai falar contigo!

Ouvis-te os pássaros livres e felizes?

​Agora já percebes porque é uma das minhas preferidas!


Agora senta-te se ainda tens tempo e recupera energias, a subida vai ser "dura" e vais perceber porque é que a lagoa se chama Lagoa do Fogo.

Dizia um caminheiro quando lá estive que as pessoas quando estão a subir, vão o caminho todo a dizer "fogo!" ahahahahhahaha.

Brincadeirinha né? Se quiseres saber a história espreita aqui.


37 - Miradouro Pico da Barrosa

Localização: 37.763418, -25.492722



38 - Miradouro da Bela Vista

Localização: 37.777946, -25.495715

39 - Provar licores nas Furnas

Localização: 37.773143, -25.304073

Ir a São Miguel e não provar o néctar dos Deuses do séculos XXI? Vai até à Loja de artesanato das Furnas e faz uma prova de licores e no final compra os que mais gostas.

40 - Comer milho cozido nas furnas

Podes provar o milho cozido nas caldeiras das furnas na Lagoa das Furnas ou ir até à localidade e ver a fumarola onde ele é cozido (aqui) e comprar diretamente lá para provar.

41 - Comer o cozido das furnas no restaurante "Banhos Férreos"

Localização: 37.772955, -25.312140


Vai com fome! Esta dose é para duas pessoas. Há imensos restaurantes onde podes comer esta iguaria típica, eu escolho sempre o restaurante "Banhos Férreos" devido ao espaço ser uma antiga zona termal e porque os funcionários são excelentes pessoas!

Vá não sejas medricas, isto não sabe assim tanto a enxofre como pensas.

42 - Piscinas naturais de Água de Pau

Localização: 37.708541, -25.511269 (entrada do caminho)

Este é daqueles locais que só os de lá conhecem. Para chegar a estas piscinas naturais convém ires com alguém de lá por várias razões.

Tens de ir apenas quando a maré está muito baixa, e vir antes dela subir ou já não sais de lá.

Tens de percorrer um caminho não marcado sobre as rochas.

E porque é perigoso! Se viajas com crianças nem arrisques.

43 - Miradouro de Santa Iria

Localização: 37.823614, -25.462394


Durante três anos este era o miradouro nº1 da minha lista (visitei-o sempre ao pôr-do-sol). Mas este ano foi destronado pelo "miradouro despe-te que suas". Passando o miradouro de Santa Iria para segundo lugar da lista dos meus miradouros preferidos.

44 - Piscina Natural da Caloura

Localização: 37.713449, -25.495480


Uma piscina escondida numa encosta escarpada e no meio de um pitoresco porto de pesca. Vai lá dar um mergulho na água salgada e abre aqui o apetite para o local seguinte.


45 - Comer Cracas e Lapas no restaurante "A caloura"

Localização: 37.713691, -25.496102


Chegas lá, apontas o teu nome no quadro com o giz branco e aguardas pela melhor viagem gastronómica de peixe que vais fazer.

Podes escolher vários peixes mas não deixes de pedir as Lapas ou as Cracas para entrada. Faço aqui a batota, eu comi os peixes: Barracuda, Peixe Porco e Anchova.

P.S: A sobremesa pudim de maracujá também é divinal!


46 - Visitar a confecção das queijadas de Vila Franca do Campo

Localização: 37.716059, -25.430099

Vila Franca do Campo é uma vila Açoreana com uma praia super calminha e acolhedora. ​Aqui está sepultada a primeira Freira Micaelense, Madre Maria de Jesus que foi a primeira abadessa do Convento de Santo André.

Mas o ex-libris são as famosas queijadas de Vila Franca do Campo. Vai até lá ver como se fazem e come umas. Vá, e faz batota, leva muitas para casa!

47 - Lagoa da Empadadas

Localização: 37.825069, -25.747919

Esta lagoa está dividida em duas, mas só visualmente. Porque a lagoa tem 2 lençóis de água com origem em 2 crateras vulcânicas mas que se unem numa só.

O sentimento que tive foi: Estou num cenário de filmes exóticos!

48 - Miradouro Pico do Paul

Localização: 37.826560, -25.746564


Vais pensar "mais um miradouro?" É, esta ilha está cheia deles, a cada recanto da ilha, a cada curva da estrada, são milhares. Mas este vale o prémio pelo caminho. Entre arvoredo, musgo e vacas felizes, a subida é feita sobre terra avermelhada e com vistas fantásticas. Vai parecer que entras num cenário do filme "Hobbit". No cimo, vais ter vista para a enorme escarpa que antecede a Lagoa do Carvão (a lagoa mais negra da ilha).


49 - Lagoa do Canário

Localização: 37.836435, -25.758975


A lagoa mais famosa das fotografias de drone da ilha, ou não fosse ela parecida com um pequeno fantasminha... Para quem não se faz acompanhar de drone, vai até lá na mesma porque vais gostar muito do que vais ver. Leva uma câmara que possas meter na água e vê os peixes a dizerem-te Olá.

50 - Miradouro da Boca do Inferno ou Grota do Inferno

Localização: 37.842947, -25.763367

A vista é de cortar a respiração, e não te vou descrever os sentimentos que vais ter neste miradouro. Provavelmente vai ser neste miradouro que vais ter a perceção da gigante beleza onde estás metido.


Está a 1000 metros de altitude e a partir deste miradouro é possível ver a Lagoa do Canário, a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa Rasa, parte do povoado das Sete Cidades e parte da Serra Devassa.

Truque: Se estiver muita gente vai lá espreitar ao fundo mas antes de ir embora vira à tua direita e vai espreitar as enormes escarpas e aquele vale! Cuidado com as crianças, é super perigoso!


51 - Lagoa Rasa

Localização: 37.826237, -25.750269


Uma lagoa tão charmosa como intrigante por parecer que está localizada na cratera de um vulcão.

52 - Bolo Lêvedo da Rosa Quental

Localização: 37.773035, -25.313807

A minha perdição! Eu comia isto desde o primeiro ao último dia na ilha. Ao pequeno-almoço, ao lanche, em forma de hambúrguer, em forma de sandes. Torrado, tostado, simples. Eu adoro, sou fã desta iguaria.

Para mim os melhores (e também os mais conhecidos) são os da Rosa Quental.

Desde 1970 no activo, os Bolos Lêvedos Rosa Quental têm um papel fundamental na história deste produto tão característico da zona das Furnas.

Com produção diária, os Bolos Lêvedos Rosa Quental estão sempre frescos e prontos para consumo, seja para quem visita seja para quem compra para levar.

Aos Sábados é produzida a icónica Massa Sovada.

53 - Lagoa de S.Brás

Localização: 37.791686, -25.408129


A sua profundidade é de apenas 2 metros mas tem 330 metros de comprimento e 200 metros de largura. Aqui quem manda são os seus guardiões e habitantes, os patos!

54 - Piscinas Naturais dos Mosteiros

Localização: 37.898011, -25.822195


As piscinas naturais com a água mais cristalina da ilha. Com várias piscinas espalhadas pela encosta de rocha vulcânica o melhor que fazes é (se tiver maré baixa) fugir para o lado direito e explorar aquelas que ninguém conhece como é o caso da que está na foto.

55 - Ver um pôr-do-sol nos Mosteiros

Localização: 37.898917, -25.820875


Ver um pôr-do-sol na fajã dos surfistas é uma das melhores sensações que vais ter. Vai até ao "poço da Pedra" apreciar um Sunset, ouvir música e beber algo fresco. P.S: as bifadas deles são bem boas e diferentes!

56 - Miradouro Ponta do Escalvado

Localização: 37.871261, -25.841122

A localização deste miradouro numa falésia piroclástica torna-o útil ao estudo deste mesmo, uma vez que parte do terreno circundante ao miradouro se encontra a descoberto.

Antigamente e quando a caça às baleias era uma das principais atividades económicas da ilha servia para as localizarem, e comandarem os restantes pescadores. Hoje é utilizado por empresas privadas para a observação e localização de cetáceos, com fins destinados ao Whale Watching.

​Como as coisas mudam para melhor não é?

57 - Termas da Ferraria

Localização: 37.858435, -25.852434

A descida para lá é numa estrada estreita em que se circula nos 2 sentidos por isso be careful sr. condutor!

​Ao chegar lá abaixo sais do carro e deparaste looooogo com uma senhora encosta! Há lá um cafézinho onde podes comprar uns gelados ou refrescos.

Ao chegar às termas a vista é muito bonita e única. Quando dei por mim estava em cima de lava vulcânica negra.

Não te armes em tarzan a saltar para lá. Vais-te magoar.

Vai pelas escadas e sente a explosão de sensações. A água a ferver que vem do interior da terra pelo meio das pedras vulcânicas mistura-se com a água fria que vem do mar e faz com que passem por ti milhares de correntes, umas quentes, outras frias.

Imagina água e azeite que não se juntam, e agora tu lá no meio. Ali a água fria e a quente também parece que não se juntam.

Cuidado com as nódoas negras e cortes nos pés. Tenta levar calçado próprio para andar em cima das rochas.

Vai quando a maré está baixa (pelas 18:30h) para sentires a água quente.

58 - Parque Terra Nostra

Localização: 37.771598, -25.315096

O famoso lago castanho.​ Estava na minha bucket list e as espetativas eram muitas, mas o parque superou-as!​

É enorme e tem imensas coisas para ver. O site disponibiliza-te 2 roteiros (um de verão e outro de Inverno) mas não me perguntes qual foi a rota que eu fiz porque simplesmente fui andando...​ Vi peixes lindos, cisnes pretos, estátuas de animais cobertas de musgo e lagos.

Tens 3 piscinas termais e sinceramente, não sei qual é a mais quente. Vais querer ficar lá dentro a ser cozinhado durante horas, por isso cuidado com a comida que levas na mochila porque há lá uns patinhos atrevidos e ladrões... O parque tem um balneário para o caso de quereres mudar de roupa.

59 - Miradouro Salto do Cavalo

Localização: 37.787280, -25.283668

É um miradouro que fica a 760m de altitude, simples e com uma vista linda. Ir a este miradouro num dia de sol é perfeito para fotografar.

P.S. Se queres pedir a tua namorada em casamento este miradouro é lindo e muito romântico, para além de ter poucos visitantes.

60 - Parque Zoológico da Povoação

Localização: 37.748326, -25.245319

Se vais com crianças elas vão adorar vir aqui. Há macacos, piriquitos, tartarugas, patos, cisnes, peixes, papagaios... A entrada era gratuita (pelo menos quando lá fui).


61 - Poça da D.Beija

Localização: 37.769385, -25.319344


Este local tem várias fontes termais, cada uma com temperaturas diferentes. É ótima para terminar um dia porque a água é quentinha e a paisagem é tropical.

​Gostei imenso deste local. Aproveita a lama férrea das paredes das picinas e faz pinturas rupestres na tua cara (dizem que faz bem à pele).

Dispõe de balneários e loja de presentes.


Horários e preços aqui.


62 - Miradouro Ponta do Sossego

Localização: 37.799222, -25.146086


O tom vermelho do chão mistura-se com o arco-íris de flores por ele espalhados e com o azul do mar ao fundo. É uma junção perfeita!

​Eu diria que este era o miradouro dos gatos, pois tem uma comunidade deles e eu não resisti em lhes fazer umas festinhas eheheh.

​O miradouro dispõe de mesas, barbecue e casas de banho públicas.

63 - Ribeira dos Caldeirões

Localização: 37.853632, -25.274018


É um parque com imensas cascatas e é uma área protegida. Aqui está uma das mais famosas cascatas da ilha, a Cascata do Véu da Noiva. Tem ainda 5 moinhos que podes ver e é um dos locais preferidos para a prática de canyoing.

64 - Canyoing

Se és fã de atividades radicais experimenta fazer Canyoing nas cascatas desta ilha. Parte à aventura com os Picos de Aventura.

65 - Cascata dos Moinhos

Localização: 37.819973, -25.444163



66 - Praia dos Moinhos

Localização: 37.823134, -25.444759


Uma praia acolhedora, vigiada e com a típica areia negra. Na ida até lá observa as pitorescas casas.

67 - Observação de Cetáceos

Os Açores são um dos melhores sítios no mundo para veres golfinhos e baleias.

​Tens várias empresas na internet que te podem levar a ter esta experiência fantástica! Se puderes, não saias de lá sem viver esta experiência.

68 - Alves Devine - o Chocolatinho

Localização: 37.807122, -25.587064


És fã de chocolate? Entra aqui e depois diz-me se não foi a melhor dica que te dei!

Este é o mundo do chocolate, tudo o que podes imaginar com chocolate é feito aqui. Chocolate com ananás, com queijo, com pimenta da terra, com maracujá... ai jesus!

69 - Bife da Associação Agrícola

Localização: 37.808842, -25.566668


Este é a primeira paragem sempre que aterro na ilha. Saio de Lisboa já a babar-me só de pensar neste bife. Típico de São Miguel o bife regional é feito à base de carne de vaca, pimenta da terra e alho. O resto dos segredos eles lá sabem, mas é tão booooom!


70 - Janela do Inferno

Localização: 37.748715, -25.511163


Podes fazer o trilho todo ou apenas parte dele. O trajeto permite-te o acesso a um fantástico e elaborado sistema de condutas, túneis e aquedutos que, a partir da serra de água de pau e das nascentes ali existentes, edificadas no seculo XIX, ainda funcionam nos dias de hoje, e abastecem os concelhos de Lagoa e Ponta Delgada.

71 - Parque Beatriz do Canto

Localização: 37.773572, -25.312812


Vê a história deste parque aqui.

72 - Jardim da Alameda

Localização: 37.770733, -25.307080


Este belo jardim tem à vossa espera um enorme aquário e uma poça de águas férreas, a escaldar! Na poça da Silvina ou o chamado "Lava pés" é possível molhar os pés e ter a sensação das águas vulcânicas. O mais provável é que não aguentes lá os pés mais que 1 minuto devido à temperatura da água. No entanto, a água que sai do poço mistura-se com a água fria do rio e já no leito do rio é possível molhar os pés durante bastante tempo.

73 - Poço Azul

Localização: 37.850393, -25.289554


A tonalidade azul cristalina deste poço inserido numa envolvente estupenda criada pela natureza vai deixar-te sem palavras. Vai até lá e refresca-te, absorve o ar puro e relaxa ao som dos animais. Podes fazer o trilho todo ou apenas uma parte deixando o carro na vila da Achadinha.

74 - Lagoa de Santiago

Localização: 37.846004, -25.776581

75 - Miradouro Ponta da Madrugada

Localização: 37.789068, -25.146535


Bem no topo de uma bonita falésia e tal como o nome indica, o melhor nascer do sol vê-se aqui. Leva um saco de cama, sai de casa de noite e fica aqui deitado a ver o nascer do sol.

76 - Miradouro Despe-te que suas

Localização: 37.853396, -25.224302


Este é o miradouro nº1 da minha lista. Vê aqui como o descobri e toda a história.

77 - Poços de S.Vicente Ferreira

Localização: 37.834462, -25.669772


É uma das piscinas naturais mais concorridas durante a época balnear. Com uma via litoral que facilita o acesso à piscina salgada, é alimentada naturalmente por água do mar e delimitada pelas rochas basálticas do lugar.

78 - Piscinas natural da boca da ribeira ou da foz da ribeira do guilherme

Localização: 37.845126, -25.147143


Uma piscina com água do mar. É giro ir de manhã e ver a piscina a encher com as ondas, e claro, mergulhar lá durante muito tempo!

79 - Farol da ponta do Arnel

Localização: 37.823992, -25.136033

Este foi o o primeiro farol implantado na Região Autónoma dos Açores e foi ao longo dos anos sofrendo várias melhorias e adaptações, que lhe permitiram chegar aos dias de hoje mantendo as suas funções e constituindo um marco no património do concelho do Nordeste.

Durante todo o ano, são facultadas visitas guiadas ao Farol do Arnel, podendo os visitantes conhecer a história e o património, assim como a atividade do farol e do faroleiro, e uma exposição permanente sobre os faróis dos Açores.

80 - Ponta do Arnel

Localização: 37.824358, -25.139667


Aqui tens acesso a um miradouro (Miradouro da Ponta do Arnel), a uma vila piscatória muito pitoresca e do lado oposto a linda cascata da Ponta do Arnel que cai para o Mar.


81 - Piscinas Naturais de Capelas

Localização: 37.827589, -25.619551


Mais umas piscinas naturais muito pouco conhecidas. Leva máscara e faz snorkeling, vais adorar!

82 - Ponta do Cintrão

Localização: 37.843116, -25.489770


Junto a este miradouro existe um ponto de observação de baleias uma vez que a localização estratégica sobre a costa e a elevada altitude a que o mesmo se encontra permite a observação a longa distância e encontra-se na área de abrangência da IBA (Important Bird Area), ou Zona Importante de Aves, da maior importância, a IBA da Ponta do Cintrão.

83 - Praia do Lombo Gordo

Localização: 37.787232, -25.142526


A Praia do Lombo Gordo que já foi detentora de Bandeira Azul tem uma característica muito pouco vulgar. Encontra-se fortemente influenciada pelas correntes marítimas relacionadas com fenómenos de assentamentos de areias facto que leva a que com uma periodicidade de 7 anos tenha um areal muito extenso para que nos 7 anos seguintes fique reduzida a praticamente metade da sua extensão.

84 - Praia da Amora

Localização: 37.724663, -25.350592


A praia mais selvagem da ilha. O acesso pode ser difícil por ter uma subida (no regresso) muito acentuada e apenas se poder ir a pé. Mas se queres uma praia só para ti, então é esta!


85 - Portinho do Faial da Terra

Localização: 37.739554, -25.196615


Com bandeira azul este pequeno paraíso é pouco conhecido pelos turistas, por isso vais ter este recanto quase só para ti.

Dispõe de guarda-sóis e é vigiado por nadadores salvadores.

A zona envolvente é composta por muitos calhaus por isso enche-te de coragem e salta diretamente do pontão para a água transparente e funda. Se és dos que tem receio, entra pelas escadas na lateral do pontão.

86 - Salto do Cabrito

Localização: 37.796171, -25.494950


O carro pode levar-se até lá abaixo junto ao centro de energia hídrica. Vai até esta imponente cascata de 40 metros e dá uns mergulhos no paraíso.

87 - Salto do Cagarrão

Localização: 37.764857, -25.190226

Eu estava aqui a magicar como é que te posso descrever esta cascata como ela merece... e sabes uma coisa? Não chego lá.

A intensidade da natureza que se sente aqui é única. O difícil acesso torna-a pouco frequentada, a envolvência verde e tranquila fazem-na ser única, e as suas águas cristalinas e frescas sabem tão bem depois do que tens de andar para a veres. A melhor maneira é desafiar-te, e depois diz-me o que sentes ao estares lá. Vais perceber que não é fácil colocar em palavras essa sensação!

Vê aqui como podes chegar lá.

88 - A aldeia do Sanguinho

Localização: 37.753700, -25.203581


A aldeia mais querida, mais bonequinha e mais acolhedora da ilha! As casas estão pintadas com flores, todas elas! O acesso é difícil o que faz desta aldeia uma aldeia remota.

Esta aldeia foi habitada até aos anos 70, naquele local já viveram cerca de duzentas pessoas, que o abandonaram pela ausência de condições de conforto e dificuldades de acesso. O local do “Sanguinho” deve o seu nome à forte presença da planta endémica dos Açores, da Madeira e das Canárias, chamado “sanguinho” (nome científico, Frangula azorica). Segundo reza a história, o povoado do “Sanguinho” foi erguido com o objetivo inicial de os agricultores estarem mais próximos das suas terras, sendo também uma forma das pessoas “fugirem” às frequentes cheias e tempestades marítimas que ocorriam na altura.

Vê aqui como podes chegar lá.

89 - Salto do Prego

Localização: 37.750014, -25.202022


E tchanan! A mais conhecida, é provável que a encontres cheia de gente (dependendo da hora e altura a que vás), mas continua, após 4 viagens, a ser a minha cascata preferida da ilha. A sua beleza é indiscritível. Imponente, única, linda e corre todo o ano com uma intensidade esplêndida. Ideal para amantes de fotografia, de água e de natureza.

90 - Salto da Farinha

Localização: 37.851288, -25.294285

Com maior fluxo de água durante os meses de Inverno, o nome Salto da Farinha vem da moagem de cereais que ali se fazia antigamente.

Aproveitando a vista que o local tem sobre o mar, foi aqui construído o miradouro Salto da Farinha e o Miradouro da Pedra dos Estorninhos. É um três em um.

91 - Miradouro do Navio e tromba do elefante

Localização: 37.834591, -25.675864


Tal como o nome indica este miradouro é um barco. A vista e a sua envolvente valem a tua visita. Assim que lá estiveres dá um salto ao miradouro das capelas e vê a rocha em forma de elefante.

92 - Provar a Kima Açoreana

93 - Morcela com Ananás

Esta entrada é muito típica da ilha e está disponível em todos os restaurantes. Vais notar que a morcela deles é super diferente da morcela do continente e é ótima! Gostos não se discutem por isso depois diz-me de qual gostas mais.

94 - Queijo com Pimenta da Terra

À semelhança do ponto anterior esta é outra das entradas típicas da ilha. O famoso queijo branco com pimenta da terra e pão vão fazer as tuas papilas gustativas saltar e também está disponível em todos os restaurantes da ilha.

95 - Ir à noite branca de Ponta Delgada

A cidade veste-se toda de branco na "PDL White Ocean", a maior festa do género nos Açores e das maiores do país, com uma decoração única alusiva à condição marítima de Ponta Delgada, além de concertos e atuações de DJs.

Escusado será dizer que o dress code é: Branco!

96 - Provar a água azeda ou "água peideira"

Localização: 37.773445, -25.303047


Pronto para provar água das pedras natural? Então vai lá. Depois filma e mostra-me. Quero ver as caretas que vais fazer.

97 - Beber uma Korisca no Tuká-Tulá Bar

Localização: 37.818770, -25.541650

Experimente algo diferente e original, a primeira cerveja artesanal Açoriana no bar mais "in" da ilha.

Estás perto das Casamatas do Areal de Santa Bárbara, vai lá dar uma espreitadela.

98 - Fazer os trilhos que te indico aqui.

99 - Voltar a São Miguel

É verdade que não é possível ver todos estes locais numa ida à ilha de 5,7 dias que é o normal. Talvez consigas numa de 15 dias. Mas porquê andar a fazer tudo a correr? Faz como eu e volta. Volta todos os anos a este paraíso. Com apenas 2h de voo e preços apetecíveis que as lowcost praticam é um saltinho. Pode ser que numa dessas tuas viagens me encontres por lá, já que este é um dos locais que faço questão de visitar todos os anos e já ando a pensar na próxima, o lés a lés da ilha com a Azores4travel. Porque se conheço tantos recantos desta ilha é sem dúvida graças a eles! Adoro-os!


Segue-os nas redes sociais: @azores4travel


Eles também fazem tours pela ilha, caso não queiras alugar carro e partir à descoberta por ti, fala com eles.

Onde ficar hospedado?

Todos os anos que eu fui fiquei hospedada nos apartamentos de uns amigos meus. Estão ambos situados na cidade de Ponta Delgada numa das avenidas principais e com estacionamento. Se queres orçamentos envia-me uma mensagem pelo Instagram ou e-mail para: nuncaparasquieta@gmail.com.

Onde alugar carro?

Na escolha da rent-a-car é importante veres o custo com seguro de Danos Próprios (o chamado todos os riscos), o valor de acrescentar um segundo condutor, as taxas de aeroporto e as franquias em caso de sinistro. Eu utilizei duas empresas por isso são estes os contactos que te vou dar.


Autolima do Fernando Lima

Telf. 296 472 732

Site: www.auto-lima.com


Let's rent a car

Telf. +351 938 607 200

Site: www.letsrent.pt


Quando lá chegarem mandem um beijinho meu a eles!

Viaja seguro!


Imprevistos acontecem. Seja um pé torcido, uma queda, um corte, um cancelamento de um voo ou mesmo um entrave devido ao covid-19.

Não arrisques viajar sem seguro, mesmo estando em território português, as coisas podem acontecer e complicar a tua vida, a tua viagem e a tua carteira.


Na IATI todos os seguros de assistência em viagem oferecem cobertura em caso de contágio por COVID-19: exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação, além da cobertura opcional de cancelamento em caso de resutado positivo para COVID-19 em Portugal, do próprio segurado, pais ou filhos, se isto impede iniciar a viagem na data prevista.


Este é o seguro de viagem mais completo tendo em conta o CORONAVIRUS, para que possa viajar com toda a tranquilidade por qualquer parte de Portugal ou da Europa.

O novo seguro de assistência em viagem IATI Escapadinhas responde às possibilidades deixadas pelo COVID-19, principalmente as viagens pela Europa e dentro de Portugal. Um seguro de viagem barato com o qual deve contar em qualquer deslocação porque nestas circunstâncias qualquer escapadela é uma viagem e agora, mais do que nunca, precisamos de viajar com tranquilidade.


Para além do CORONAVIRUS, o que cobre o novo seguro IATI Escapadinhas?

O IATI Escapadinhas é muito mais do que um seguro de assistência médica de 50.000€ que cobre o CORONAVIRUS.

É um seguro de viagem muito completo, que presta especial atenção à forma como podemos desfrutar do nosso entorno mais próximo, com amigos ou familiares, sem importar a forma como costuma viajar:


Um seguro de viagem para cicloturistas, com cobertura por roubo da própria bicicleta enquanto viaja, e também para os amantes de viagens de aventura.


Um seguro de viagem para autocaravanas, campers e campistas que cobre roubo dentro de qualquer veículo, veículo de substituição e até mesmo um condutor profissional, se necessário.


Um seguro de viagem para animais de estimação, com assistência médica em caso de acidentes, responsabilidade civil e muito mais.


E é também um seguro para as suas viagens de relaxamento, com teleconsulta médica, para que não tenha de ir ao médico se não for estritamente necessário.


O IATI Escapadinhas oferece também uma ampla cobertura de cancelamento opcional de 1000€, que inclui o despedimento.


Por exemplo: seguro para 2 pessoas durante 7 dias para uma viagem a São Miguel fica a 14€. Achas mesmo que vale a pena arriscar?

Clica aqui e faz a tua simulação e o teu seguro antes de viajar. Por seres meu leitor tens 5% de desconto imediato, só tens de usar este link.



Não tenhas medo, faz as malas e embarca rumo ao paraíso!

aqui as regras de entrada na ilha devido ao covid-19.


Se mesmo assim tens dúvidas entra em contacto comigo nas redes sociais.


Este artigo demorou 3 dias, entre escolher as fotografias, procurar as coordenadas de todas as localizações e escrever. Queres agradecer-me? Segue-me nas redes sociais e partilha muito este artigo (é só copiar o link no teu browser e colar nas tuas redes sociais). Muito obrigada meus inquietos preferidos!

Arquivo

EMBAIXADORA:

Captura de ecrã 2020-05-26, às 18.28.33.
Captura de ecrã 2020-04-27, às 16.37.25.
Captura de ecrã 2020-05-26, às 18.20.18.

Blog mais votado pelo público

Blog Membro e Fundador

Copyright © 2020 Nunca Paras Quieta. All Rights Reserved